Ecce Mono de Fábio Colaço

25 Outubro a 1 Dezembro

FÁBIO COLAÇO

Ecce Mono

Inauguração | 25 Outubro às 19h00
Patente | de 26 Outubro a 24 Novembro

A Zaratan tem o prazer de apresentar “Ecce Mono”, uma exposição individual de Fábio Colaço. 
A dicotomia realidade/verdade tem sido alvo de questionamento nos trabalhos do artista. A sua prática recorre a diversos meios como vídeo, instalação, fotografia ou performance, para investigar os mecanismos de produção de verdade presentes na realidade atual; como esses mecanismos muitas vezes invisíveis, podem estar relacionados com a construção de subjetividade. Nesta exposição, o famoso restauro falhado da pintura “Ecce Homo” de Elías García Martínez (1858-1934), é tido como ponto de partida para um questionamento não linear à volta da noção de “belo ideal”, sugerindo outros conceitos como Reprodução, Intenção, Autoria e História.
A célebre frase "Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" de Antoine Lavousier (1743-1794), parece aplicar-se à Arte, no que diz respeito à necessidade humana em construir e reconstruir a realidade que nos rodeia.


BIO: Fábio Colaço (1995) vive e trabalha em Lisboa. 
É licenciado em escultura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e mestre em Arte Multimédia pela mesma instituição. Além de ter estudado na Academia de Belas-Artes de Munique, tem participado regularmente em exposições individuais e coletivas, das quais se destacam: (2018) Where Plato Taught, curated by Christian Jankowski, Franzensfeste/Fortezza, Bolzano, Italia; (2018) Jahresausstellung, Akademie der Bildenden Künste München, Munique, Alemanha; (2018) Mobility and Whatever, ADAC Zentrale, Munique, Alemanha; (2017) Prémio D. Fernando II, Museu das Artes, Sintra, Portugal; (2017) Double, Museu Geológico, Lisboa, Portugal; (2017) Ciclo do Liminar #9, Zaratan Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal; (2017) Trevum, Museu das Artes, Sintra, Portugal; (2016) in possível - com n... entrar na possibilidade, Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, Açores, Portugal.